quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

(Imagem retirada da Internet...)
Poderá ser contraditório, mas a verdade é que a nossa opinião ao longo destes rápidos
5 meses de vida, mudou claramente.
No início defendíamos a teoria que haveriam grupos na ilha que levavam preços
exorbitantes para a realidade do meio em que estavam inseridos. A quando da nossa publicação desse primeiro texto surgiram alguns comentários, nomeadamente o mais marcante foi o do Sr. Luis Sousa e passado algum tempo, agora já com um pouco de experiência, vimos dar a razão ao nosso visitante.
A verdade é esta caros visitantes... muitas das freguesias e comissões de festa que por aí andam, querem realizar um fim de semana, ou uma semana de festa sem pensar e ter a noção do orçamento necessário para as realizar. Pior que isto são ainda pequenos grupos que às vezes se criam para inventar mais uma pequena festa, em que se dá uma tourada, e arranjam-se uns "tolos" que vêm aí por meia dúzia de euros e fazem a festa. NÃO PODE SER ASSIM!!!
Não se tem dinheiro para fazer uma semana de festa, faz-se um dia, mas um dia de qualidade.
Esta nossa revolta vem no seguimento do comentário do Sr. Luis Sousa e também por nós estarmos a ser alvos de alguns convites para actuações no Verão que aí se avizinha, e o que constamos é que: "Ai, vocês quanto é que levam para actuar um dia??" ...portanto, o que levamos é "X"..."é muito...não conseguem fazer aí um desconto, aí por 300 euros faziam a brincadeira??"....e as resposta que damos é a seguinte: "vai haver tourada?? (não tendo nada contra as touradas) , e quanto é que vão dar pelos toiros?? " !!!
Bem, algumas das pessoas pensam que as festas são só os toiros. Tal como os ganaderos, os grupos musicais têm também despesas, desde instrumentos, material de som, etc...não conseguem andar aí a tocar por meia dúzia de cêntimos.
Insistimos e vamos continuar a insistir, em especial com as organizações de grandes festas na ilha, que andam a gastar o dinheiro do povo a contratar grupos do Continente e não só, muitas vezes sem qualidade absolutamente nenhuma, quando se investirem nos grupos da ilha, muitos deles têm capacidade para evoluir e ser um grande projecto em poucos anos. Podemos dar um exemplo...nós ainda estamos a começar e não conseguimos estar durante todo o ano a ensaiar e a tocar juntos, por isso não podemos evoluir rapidamente, mas pensamos que já demonstramos alguma qualidade. Mas o caso mais marcante e que se destaca na nossa ilha, são um grupo de excelentes músicos e para quem assistiu á sua actuação na passagem de ano na marina da Praia da Vitória, não pode negar que eles são um grupo de qualidade a nível nacional, eles são os "Amêndoa Doce".
Fica aqui a nossa sugestão, que sem investimento nos nossos grupos não haverá evolução e para aqueles que querem fazer festa, é melhor pensarem no que têm para gastar, pois com " 2 euros não se compra um carro Audi".

P.S. Gostaríamos de ter algumas reações e comentários...


2 comentários:

Tibério Dinis disse...

Amigos Mostardas (são quase todos.lol), não concordo em absoluto com a vossa visão. É certo que na ilha é uma cultura do toiro e da cantoria nos quais se despende valores absurdos. O exemplo das cantorias é ainda mais gritante, pagam um balúrdio a um senhor que berra (nem canta)meia dúzia de quadras terminadas em "ão" "ões" "mente" "ar" "er" e afins, e aos tocadores dão um simples obrigado ou uns tostões para as cordas.
A cultura do "vamos fazer uma festa" também arrasa quer as grandes festas e retira financiamento a estas. Existem freguesias com muitas pequenas festas que depois não conseguem realizar as suas grandes festas - ex, Lajes.
Quanto ao cash, o mercado de festas na Terceira é pequeno e a oferta musical também, os grupos são muito homogénios e os estilos de musica também - salvo raras excepções. E essas condicionantes tornam as próprias festas homogénias quem actua na festa X também actua na festa Y. Se repararem nos programas são quase idênticos e isso leva a uma saturação do mercado - ninguém vai pagar mais que X sabendo que aquele grupo vai tocar em todas as festas.
Não há uma exclusividade nas festas, o grupo que toque nas festas todas acaba por ser um mau grupo e leva à saturação do público, principalmente num meio pequeno como o nosso.

Não tenham medo de recusar convites pelo preço, apostem na qualidade como sei que o fazem e terão os frutos. Falta na Terceira grupos que atraem público, pois a regra é tocar nas festas todas.

Abraço continuem

Anônimo disse...

Amigo Tibério, muito obrigado pelo teu comentário...é um assunto que dá muito que falar, pois acredita que o que se anda a passar é mesmo aquilo que dizemos aqui no blog, as pessoas querem comprar gato por lebre, com meia dúzia de tostões pensam em enganar um grupo para ir lá actuar, poderão e existem grupos que o fazem por uma caixa de cerveja, mas certamente, é a minha opinião e penso que a do restante grupo que isso nunca o faremos e que não teremos quaisquer problemas em rejeitar convites sejam eles de onde for se não chegarem aos valores pretendidos...estamos a precisar de dinheiro para investirmos ainda mais, para termos as nossas coisas e evoluirmos, mas somos amantes da música e o que fazemos é por gosto, não o fazemos à espera de enriquecer à custa disso, mas também não estaremos disponíveis para animar uma festa e preencher todos os cartazes de festa da ilha toda...
Quanto às cantorias tenho uma opinião um pouco diferente...penso que existem grandes cantorias e pode-se aprender muito com elas, sendo por vezes algo chatas, dependendo dos "canteiros" lol.
Falaste e bem, os músicas são sempre os mais despresados, sejam nas cantorias, nas festas, para não falar nas filarmónicas que são o próximo enterro... o assunto das filarmónicas pode ser discutido noutro tópico porque já estou a desviar do assunto principal, mas é que para falar mal da filarmónica é muito fácil, mas nunca lá foram tocar, nunca souberam o que é a vida de músico e quando têm o espirito santo em casa, epá, lá vou eu todo bonito á frente da filarmónica, espetáculo e depois não têm a PUTA DE VERGONHA DE NÃO DAR UM ESCUDO A QUEM FOI ABRILHANTAR A SUA FESTA..VERGONHOSO!!!.... foi um desabafo...lol...era bom que aparececem mais comentários por aqui:)
Um abraço tibério!!